COMUNICADO EAP Nº 668/2024
25 de outubro – 2024
A Diretora da Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann”, em parceria com a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, por intermédio do Grupo de Ações de Reintegração Social e do Centro de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos – CECAD-RH, através do Núcleo de Coordenação do Interior, comunica a realização do Curso “Produção de Documentos Técnicos de Instrução Judicial aos Pedidos de Benefícios Processuais na Execução da Pena” – Turma 2/2024, cujo planejamento e organização técnica está sob responsabilidade da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania e a organização administrativa sob responsabilidade do CECAD-RH.
1. Objetivo Geral: Instrumentalizar a produção qualificada embasada em aportes teórico-metodológicos e técnico-instrumentais na elaboração de relatórios, laudos, pareceres, opiniões e produções técnicas aos profissionais de Psicologia e Serviço Social inseridos/interessados no processo de habilitação do Edital de Credenciamento de Profissionais da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo conforme Edital de Credenciamento SAP/CRSC Nº 001/2021 (republicado com alteração em 11-10-2022).
2. Eixo Articulador: V – Reintegração Social.
3. Público-Alvo: Psicólogos(as) e Assistentes Sociais, em âmbito nacional, interessados na elaboração de documentos técnicos de instrução judicial aos pedidos de benefícios de progressão de pena, previamente inscritos.
4. Carga Horária Total: 36 h/a.
5. Docentes:
5.1. Psicologia: Maria Aparecida Gobato Lopes Castro e Thiago Luís da Silva.
5.2. Serviço Social: Fernanda Andreatta Filipini Vincoleto, Juliana Biral da Silva e Patrícia Cesário Nunes Tiezzi.
6. Metodologia: Síncrona através do Ambiente Virtual de Aprendizagem – plataforma EaD EAP, com acesso a avaliação objetiva, ao material complementar, a Avaliação de Reação e as transmissões das aulas ao vivo pela plataforma TEAMS (https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/log-in). Ao acessar a transmissão o aluno automaticamente autoriza o uso de sua imagem para fins institucionais.
6.1. PSICOLOGIA:
Módulo 01 – Sistema prisional e institucionalidades: Psicologia na interface com a Criminologia. A primeira aula visa trazer o panorama institucional da SAP, além da relação da Criminologia com a Psicologia enquanto formas de compreensão do sistema prisional. A partir de debates intercalando a Análise Institucional e a Psicologia, realizar uma análise sobre o sistema penitenciário brasileiro e a função da psicologia enquanto ciência e profissão. Introdução de orientação dos relatórios enviados na inscrição. (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 02 – Psicologia nas prisões do Brasil: a práxis profissional e o compromisso ético-estético-político. Análise e discussão sobre a Psicologia na área da Execução Penal, na especificidade do sistema prisional. Apresentação dos modelos de prisões na Secretaria de Administração Penitenciária, de suas Coordenadorias e organograma. Explanação do compromisso ético-estético-político da profissão na interface com os Direitos Humanos na elaboração do documento enviado. (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 03 – Referências, Leis, Portarias e demais Normativas Técnicas da Profissão; como referência na elaboração do documento técnico. Discussão das principais Leis, Portarias, Referências e Normativas Técnicas da Profissão, sendo: Lei de Execução Penal (1984; 2003; 2024), Código de Ética Profissional; Resolução CFP 06/2019 sobre a elaboração de documentos escritos; Resolução CFP nº 31/2022 que estabelece as diretrizes de uso dos testes psicológicos; Referências Técnicas para Atuação das/os Psicólogas/os no Sistema Prisional; Resolução SAP 88/2010, além de demais diretrizes pertinentes à elaboração de documentos. Orientação de texto indivídua do documento elaborado para avaliação. (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 04 – Referências, Leis, Portarias e demais Normativas Técnicas da Profissão. Entrega do relatório intermediário (1ª Avaliação) e análise de cada relatório no formato grupal de oficina de escrita. (Carga horária: 4h/aula).
Módulo 05 – Apresentação de experiências práticas da psicologia no sistema prisional e oficina de escrita com discussão dos modelos de documentos escritos. Ampliação da discussão da atuação profissional na interface com a reintegração social das pessoas privadas de liberdade, análise da avaliação psicológica e demais intervenções específicas em projetos de reintegração, saúde e cidadania. Desenvolvendo inclusão nos textos apresentados. (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 06 – Práticas profissionais com demandas específicas: saúde mental, LGBTQIANP+, ofensores sexuais, gênero e raça no sistema prisional e discussão de experiências práticas com a apresentação de estudo de caso dos alunos e docentes. Será apresentado um ofício fictício para estudo de caso de população específica dentro do sistema prisional, haverá análise e discussão de experiência prática e metodológica visando fortalecer as ações práticas nos estudos de casos coletivos e debates. Oficina de escrita com discussão dos modelos de documentos escritos em duplas com dinâmica de apresentação de documento para o grupo. Visa a discussão ampliada da produção de documentos com foco na atuação profissional da psicologia na interface com a reintegração social das pessoas privadas de liberdade. Neste momento os documentos devem estar sendo apresentados em seu formato completo fomentando apresentação de conclusão e análise de quesitos e respostas aos questionamentos judiciais. (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 07 – A função da Avaliação Psicológica para os benefícios processuais da execução da pena na atualidade e oficina de escrita com discussão dos modelos de documentos escritos. No sétimo módulo, a discussão reflete como foi constituído o exame criminológico enquanto dispositivo pelo Direito Penal e a Psiquiatria, bem como, a função da avaliação e entrevista psicológica enquanto atividades legítimas da profissão que consubstanciam a progressão de regime; a desconstrução do paradigma do exame criminológico a fim de desenvolver uma análise ampliada, de acordo com os princípios éticos profissionais e que efetive os Direitos Humanos da pessoa privada de liberdade. Feedback do docente para as produções apresentadas e avaliação de reação do curso disponibilizada na Plataforma EaD. (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 08 – Prova prática/avaliativa pela plataforma da EAP/EaD (2ª Avaliação) e entrega do Relatório Final (3ª Avaliação). (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 09 – Módulo final com apresentação e discussão de avaliação coletiva do curso por meio de formulário disponibilizado pelo GARS, momento para tirar dúvidas sobre notas e conteúdos apresentados, feedback geral para a turma. (Carga horária: 4h/aula)
6.2. SERVIÇO SOCIAL
Módulo 01 – Sistema prisional e institucionalidades e apresentação do panorama institucional da Secretaria de Administração Penitenciária
Apresentar a Lei de Execução Penal e o papel desempenhado pelo Serviço Social dentro dessa legislação e da questão sociojurídica, resgate histórico da questão sobre o exame criminológico. Apresentação de exemplos de pedidos judiciais recebido pela categoria na atualidade. Oficina de escrita. (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 02 – Apresentar a Lei de Execução Penal e o papel desempenhado pelo Serviço Social dentro dessa legislação e da questão sociojurídica.
Análise e discussão sobre o Serviço Social na área da Execução Penal, na especificidade do sistema prisional. Apresentação dos modelos de prisões na Secretaria de Administração Penitenciária, de suas Coordenadorias e organograma. Explanação do compromisso ético-estético-político da profissão na interface com os Direitos Humanos na elaboração de documentos.
Módulo 03 – Referências e discussão de Leis, Portarias e demais Normativas Técnicas da Profissão; como referência na elaboração do documento técnico, além de demais diretrizes pertinentes à elaboração de documentos Orientação de texto individual do documento elaborado para avaliação. Oficina de escrita (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 04 – Referências, Leis, Portarias e demais Normativas Técnicas da Profissão. Entrega do relatório intermediário (1ª Avaliação) e análise de cada relatório no formato grupal de oficina de escrita. (Carga horária: 4h/aula).
Módulo 05 – Apresentação de experiências práticas no sistema prisional e fomentar a discussão acerca da elaboração de documentos técnicos no âmbito do Serviço Social na execução penal. Ampliação da discussão da atuação profissional na interface com a reintegração social das pessoas privadas de liberdade.
Oficina de escrita com discussão dos modelos de documentos apresentados. (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 06 – Práticas profissionais com demandas específicas: saúde mental, LGBTQIANP+, ofensores sexuais, gênero e raça no sistema prisional e discussão de experiências práticas com a apresentação de estudo de caso dos alunos e docentes. Será apresentado um ofício fictício para estudo de caso de população específica dentro do sistema prisional, haverá análise e discussão de experiência prática e metodológica visando fortalecer as ações práticas nos estudos de casos coletivos e debates. Oficina de escrita com discussão dos modelos de documentos escritos em duplas com dinâmica de apresentação de documento para o grupo. Visa a discussão ampliada da produção de documentos com foco na atuação profissional do serviço social na interface com a reintegração social das pessoas privadas de liberdade. Neste momento os documentos devem estar sendo apresentados em seu formato completo fomentando apresentação de conclusão e análise de quesitos e respostas aos questionamentos judiciais. (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 07 – A função da produção dos documentos técnicos para os benefícios processuais da execução da pena na atualidade e oficina de escrita com discussão dos modelos de documentos escritos na perspectiva da a desconstrução do paradigma do exame criminológico a fim de desenvolver uma análise ampliada, de acordo com os princípios éticos profissionais e que efetive os Direitos Humanos da pessoa privada de liberdade. Feedback do docente para as produções apresentadas e avaliação de reação do curso disponibilizada na Plataforma EaD. (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 08 – Prova prática/avaliativa pela plataforma da EAP/EaD (2ª Avaliação) e entrega do Relatório Final (3ª Avaliação). Documentos escritos já direcionados ao Judiciário – estrutura, escrita, aspectos abordados, abordagem técnica na escrita, instrumentalização da profissão. (Carga horária: 4h/aula)
Módulo 09 – Módulo final com apresentação e discussão de avaliação coletiva do curso por meio de formulário disponibilizado pelo GARS, momento para tirar dúvidas sobre notas e conteúdos apresentados, feedback geral para a turma. (Carga horária: 4h/aula)
7 – AULAS ON-LINE PSICOLOGIA
7.1 Turma/Datas/Horário/Docente:
Turma 1
Datas: 29/10, 05/11, 12/11, 19/11, 26/11/2024, 07/01, 14/01, 21/01 e 28/01/2025.
Horário: Das 14h às 17h.
Docente: Thiago Luís da Silva.
Nº Nome CPF
1 Alessandra Lopes de Souza **.908.148-*
2 Alexandre da Silva Pera **.092.618-*
3 Ana Paula Rizolli Martins **.484.888-*
4 Ana Rafaela Moraes da Silva **.728.848-*
5 Andressa Marcelle da Silva **.467.998-*
6 Artemiza Pereira Costa **.293.571-*
7 Claudia Mattos Cavalheri Pedrozo **.924.698-*
8 Daniela Machini de Sousa **.960.118-*
9 Gabriela Marchesi Gonçalves Dias **.530.121-*
10 Gabriela Rizolli Fernandes **.457.888-*
11 Gisele Fernandes Ribeiro **.651.958-*
12 Gisele Laurini Marçal **.792.458-*
13 Guilherme de Souza Santos **.023.338-*
14 Jacione Amaral do Nascimento Santos **.594.504-*
15 Jones Faria da Silva **.263.138-*
16 Joseane Cristina Scatola **.471.908-*
17 Josiane Ruiz Trevelin Andreussi **.420.538-*
18 Lara Sofia Gentile Figueiredo **.329.738-*
19 Leandro Oliveira Silva **.942.338-*
20 Leani Kreuz **.240.120-*
21 Luciana Santos Kovacs **.494.128-*
22 Marcella Sbeghen Yassuda **.972.568-*
23 Milena Regina Ztto **.011.688-*
24 Rosana Murici Figueiredo **.885.998-*
25 Rute Vitória de Souza **.767.368-*
26 Ruth de Souza Silva **.763.964-*
27 Ruth Mendes de Oliveira **.618.448-*
28 Tatiane de Oliveira Spina **.593.288-*
29 Walter Luis de Carvalho **.239.501-*
30 Yngrid Farias Macedo **.860.691-*
Turma 2
Datas: 01/11, 08/11 22/11, 29/11/2024, 10/01, 17/01, 24/01, 31/01 e 07/02/2025.
Horário: Das 14h às 17h.
Docente: Maria Aparecida Gobato Lopes Castro.
Nº Nome CPF
1 Alberty Santos Amaral **.717.708-*
2 Aline Leite Nunes **.687.418-*
3 Ana Paula Machado Rijo dos Santos **.448.628-*
4 Ana Paula Mitsuê Asonuma **.062.008-*
5 Andréa Goulart Mendes Carruba **.837.648-*
6 Augusto Silva Bronzeado **.134.608-*
7 Beatriz de Oliveira Peixoto **.244.517-*
8 Carla Aparecida de Oliveira Guimarães **.949.408-*
9 Cindi Wellen de Farias **.966.178-*
10 Claudia do Carmo Moreira **.286.778-*
11 Debora Tinti **.048.488-*
12 Diego José Pires Pinto **.899.758-*
13 Erick José de Carvalho **.310.946-*
14 Evelyn Suyane Silva de Albuquerque **.403.668-*
15 Helena Martinez Moreira **.858.088-*
16 Iara Kamada Goda **.166.238-*
17 Ivanilda Oliveira da Silva **.545.895-*
18 Jennifer Gabriele Marcato **.661.468-*
19 Kaique Santos Lima **.828.828-*
20 Lara Justino Molina **.742.388-*
21 Laura Oliveira de Paula Leandro **.321.138-*
22 Maria Cecilia Pezzano **.136.658-*
23 Maria Elizabeth Ribeiro de Oliveira **.570.408-*
24 Mariana Dias Rodrigues de Moraes **.828.838-*
25 Nathalia Cristina Colucci Kawasaki **.394.378-*
26 Stela Maria Borges Cristoni **.409.228-*
27 Sulene Elen de Oliveira **.726.038-*
28 Taynara de Oliveira Balconi **.135.508-*
29 Vitoria Carvalho Rodrigues **.912.528-*
30 Wellinton José da Silva **.484.333-*
8. AULAS ON-LINE SERVIÇO SOCIAL
8.1. Turma/Datas/Horário/Docente:
Turma 1
Datas: 30/10, 06/11, 13/11, 27/11/2024, 08/01, 15/01, 22/01, 29/01 e 05/02/2025.
Horário: das 8h às 11h.
Docente: Juliana Biral da Silva.
Nº Nome CPF
1 Alexandra Bazana da Silva Costa **.924.671-*
2 Amanda Maceno Guedes França **.256.538-*
3 Débora Andrade Soares Correa **.675.936-*
4 Denise Formagio Jacon Rodrigues **.468.358-*
5 Edilene Maria Ferreira **.840.474-*
6 Elisangela Ferraz Turri **.543.568-*
7 Erica Aparecida Motto da Silva Dias **.679.918-*
8 Fabiana Marcelo Yamashita **.106.768-*
9 Fernanda do Nascimento Boareto Pereira **.404.948-*
10 Flávia Laura Soares **.700.336-*
11 Gertrudes Oliveira de Jesus Reis **.945.665-*
12 Jaqueline Francis dos Santos **.409.338-*
13 Jessica Ryane Orlando Souto **.610.401-*
14 Juliana Carvalho da Cunha **.980.298-*
15 Juliana Catanelli de Oliveira Ribeiro **.372.978-*
16 Késsia Alessandra Siqueira Santana **.726.601-*
17 Laura Matos Magalhães Moraes **.295.726-*
18 Leliane Rizolli Gonçalves **.286.628-*
19 Marisa Camargo **.799.848-*
20 Michael Dener Rafael da Costa **.210.030-*
21 Patricia Rita de Jesus Siqueira Barros **.110.608-*
22 Priscila Epifanio Silva **.132.048-*
23 Rita Ariceli Carvalho Vargas **.892.328-*
24 Rosa Maria Ribas **.209.968-*
25 Rosimeri Ferreira da Silva **.122.157-*
26 Simone Cristina Nascimento **.675.578-*
27 Tatiana de Oliveira Campos **.858.798-*
28 Tatiane Aparecida Biason **.479.478-*
29 Tatiane Cristina Ribeiro Jacomini **.010.478-*
30 Vera Maria da Anunciação Carvalho **.073.615-*
Turma 2
Datas: 30/10, 06/11, 13/11, 27/11/2024 e 08/01, 15/01, 22/01, 29/01, 05/02/2025.
Horário: das 8h às 11h.
Docente: Fernanda Andreatta Filipini Vincoleto.
Nº Nome CPF
1 Aline Eugenia Otília da Silva **.850.998-*
2 Andressa Ferrari Silva **.757.568-*
3 Bruno Jaar Karam **.890.538-*
4 Camila Oliveira Cabral **.206.048-*
5 Carla Zanatto **.154.328-*
6 Carolina Ignácio de Araújo **.371.398-*
7 Catarina Martins Cesário dos Santos **.692.678-*
8 Cristiane Marcelle de Oliveira **.616.726-*
9 Danielly Alves dos Santos Soares **.772.968-*
10 Elzione Aparecida da Silva **.389.261-*
11 Fabio Sebastião de Almeida **.801.628-*
12 Fernanda Aquino Ferreira **.336.518-*
13 Fernanda Cristina da Silva **.513.058-*
14 Geiciane Soares da Rocha **.096.978-*
15 Gildene de Oliveira Sousa **.162.228-*
16 Helenice Pereira Duarte da Silva **.418.228-*
17 Janete Pereira Raia **.465.568-*
18 Juliana Moreira Jacomo **.801.338-*
19 Larissa Kacya Moura das Neves Tessarini Gandolfi **.568.078-*
20 Luana da Silva Costa **.963.862-*
21 Michele Amaro de Jesus **.527.458-*
22 Michelle Cristiane Ruivo Barros **.167.048-*
23 Noemi Cristina Ferreira da Silva **.859.507-*
24 Priscilla Maria de Lucena **.147.054-*
25 Rafaela Lima dos Santos **.127.513-*
26 Rogério Ferreira Lopes **.491.418-*
27 Simone Lopes de Sousa **.459.008-*
28 Stefany dos Santos Brito Alves **.870.538-*
29 Thamiris Marques da Silva **.607.951-*
30 Vanessa Daniela França **.417.048-*
Turma 3
Datas: 31/10, 07/11, 14/11, 21/11, 28/11/2024, 09/01, 16/01, 23/01 e 30/01/2025.
Horário: das 8h às 11h.
Docente: Patrícia Cesário Nunes Tiezzi.
Nº Nome CPF
1 Andressa Claudia Perondi Scarpari **.760.238-*
2 Auriane Quixaba da Paixão de Sousa **.067.521-*
3 Cibele Machado Ferreira **.297 488-*
4 Cleomira Naes Relvas **.535.442-*
5 Cristina Vasconcelos Ferreira **.841.537-*
6 Debora Santos da Silva Gonçalves **.610.968-*
7 Enilda Moreira Chaves **.369.336-*
8 Fátima Ferreira Martins **.488.478-*
9 Giselle de Souza Cardoso **.812.118-*
10 Jamilly Caroline dos Santos Chioquetti **.539.158-*
11 Kalil Dias Lauar **.683.066-*
12 Karolyne Barboza Rodrigues **.034.758-*
13 Kelly Christine Costa Rocha **.847.664-*
14 Lucineia do Carmo Souza **.352.368-*
15 Maria Aparecida Bezerra Galindo **.895.424-*
16 Maria de Fátima Santana Silva **.054.876-*
17 Mariane Viviane Taroco Tarifa **.193.778-*
18 Marli Beque da Rosa **.786.108-*
19 Monica Nariane Porelli **.846.618-*
20 Nayara Gomes de Oliveira **.820.877-*
21 Neydiany Ramony Lima e Silva Lamborguini **.036.297-*
22 Paula Nogueira **.363.808-*
23 Rosilene Rodrigues de Lisboa **.457.716-*
24 Sandra Regina de Souza Fernandes **.339.218-*
25 Silmara Ferreira Rodrigues Cirino **.083.928-*
26 Soraia Caetano Costa **.416.388-*
27 Suelen Cristina Camargo Shimming **.353.658-*
28 Tatiane Ribeiro de Moraes Soares **.525.118-*
29 Thais Rota Ghiroto Rodrigues **.964.198-*
30 Vania Martins Montesi Fachi **.339.348-*
9. Período de disponibilidade do Curso no ambiente virtual: Conforme datas determinadas nos itens 7 e 8, com acesso ao material complementar, aos logins das aulas virtuais, Avaliação de Reação (a partir do Módulo 7) e Prova Objetiva (Módulo 8).
10. Acesso à plataforma: 1) Será feito através do link: http:// ead.eap.sp.gov.br, por meio de login e senha. O login será o número do CPF do aluno que deverá ser escrito com ponto (.)e traço (-). Exemplo: xxx.xxx.xxx-xx. 2) Os participantes que já realizaram curso em EaD pela EAP, a senha será a mesma utilizada em cursos anteriores. 3) Para aqueles que nunca acessaram a plataforma, a senha provisória será fornecida pela EAP, no e-mail informado pelo aluno até o dia 29-10-2024 e deverá ser alterada no seu primeiro acesso.
11. Acesso às Aulas: o aluno deverá acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA conforme itens 10 e 11 desse Comunicado, clicar em “Produção de Documentos Técnicos de Instrução Judicial aos Pedidos de Benefícios Processuais na Execução da Pena”, verificar a formação (Psicologia ou Serviço Social) e a Turma, clicar em “Ingressar na Aula”. Ficará disponível na plataforma EaD o link das aulas. O link também será enviado para os e-mails dos Psicólogos(as) e Assistentes Sociais com inscrições deferidas.
11.1. Entrar no ambiente virtual com 30 minutos de antecedência, para facilitar a permissão de acesso às aulas.
11.2. Responder a Avaliação de Reação no ambiente virtual de aprendizagem, a partir do Módulo 7.
11.3. No caso de dúvidas sobre a plataforma ou dificuldade de acesso, o servidor/convidado poderá entrar em contato com a Escola de Administração Penitenciária, pelo e-mail: atendimentoead@eap.sp.gov.br
12. Avaliações:
1ª Avaliação: Relatório Intermediário: Será entregue ao docente no Módulo 4, com peso 1 (um).
2ª Avaliação: Prova Objetiva – Realizada na Plataforma virtual da EAP durante o Módulo 8, com 05 questões objetivas, peso 3 (três). Ficará disponível durante 1 (uma) hora, após orientações do docente, com 2 tentativas, valendo a maior nota;
3ª Avaliação: Relatório Final – Produção de Relatório ou Documento Técnico escrito, produzido individualmente pelos alunos, contendo no mínimo 3 laudas e entregue ao docente no Módulo 8, com peso 6 (seis). A não entrega do relatório, será critério de reprovação automática.
12.1 Critério das Avaliações
Aproveitamento geral nas três avaliações igual ou superior a 70% (média 7,0) e somente 01 (uma) falta nos 9 Módulos disponibilizados.
Ao acessar o curso o aluno automaticamente concorda com os critérios de avaliação, e autoriza a divulgação de seu e-mail ao corpo docente para envio de materiais.
O cálculo para a obtenção da média final (igual ou superior a 7,0) será a média ponderada da nota do Relatório Intermediário – peso 1 (um), da Prova Objetiva – peso 3 (três) e do Relatório Final – peso 6 (seis).
Arredondamento: Se for maior que 0,5, arredonda-se para cima. Se for menor que 0,5, arredonda-se para baixo. Se for 0,5, será mantido.
12.2 Conteúdo das Avaliações:
Psicologia: O conteúdo da avaliação vai refletir os três eixos principais da oficina: Eixo 1 – Sistema prisional, Criminologia e Psicologia; Eixo 2 – A psicologia nas prisões do brasil e Eixo 3 – Referências, Leis, Portarias e Normativas Técnicas da Profissão.
Serão elementos avaliativos para a atribuição de nota: coerência textual, fundamentação teórica/argumentativa, clareza e assertividade na exposição de argumentos.
Será considerado APROVADO, o/a aluno/a que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) na média ponderada das avaliações e frequência de no mínimo 8 (oito) Módulos.
Serviço Social: O conteúdo da avaliação vai contemplar as Referências, Leis, Portarias e Normativas Técnicas da Profissão; A construção do documento técnico observando referências teóricas e o objeto do serviço social; A relação entre as dimensões do saber e fazer profissional: teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa no sentido que expressem a qualidade técnica, ao final da produção esperada.
Serão elementos avaliativos para a atribuição de nota: coerência textual, fundamentação teórica/argumentativa, clareza e assertividade na exposição de argumentos.
Será considerado APROVADO, o/a aluno/a que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) na média ponderada das avaliações e frequência de no mínimo 8 (oito) Módulos.
13. Certificação: Serão certificados os participantes que obtiverem frequência de no mínimo 8 (oito) Módulos e resultado final igual ou superior a 7,0 (sete) na média ponderada das avaliações. Caso algum critério tenha resultado insuficiente haverá oportunidade de refazer o Curso em nova turma.
José Carlos de Oliveira – Kako






