O Programa de Monitoramento de Diabéticos à Distância do Iamspe, também conhecido como Telemedicina, é um dos finalistas da 8ª edição do Prêmio Mário Covas na categoria Inovação em Gestão Estadual.
O Prêmio Mario Covas é um reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo a iniciativas inovadoras e de excelência que melhorem a qualidade dos serviços públicos e contribuam para elevar o bem-estar dos cidadãos.
O Programa de Telemedicina foi desenvolvido pelo Serviço de Endocrinologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), administrado pelo Iamspe. Atualmente, o programa conta com 1.046 pacientes inscritos.
O objetivo do programa para portadores de diabetes é facilitar o controle da doença. O paciente recebe um glicosímetro individual e personalizado para realização de exames diários de glicemia em casa. Os dados são transmitidos via internet a uma unidade de recepção no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), sem que o paciente precise se deslocar até o hospital para ser avaliado pelo médico.
O aparelho armazena os dados dos exames que semanalmente são enviados pela internet ao médico por meio de uma unidade de recepção e comunicação de dados, instalada no HSPE.
Ao sinal de alterações significativas nos resultados dos exames, o sistema envia automaticamente um alerta para o e-mail do médico que avalia a situação e determina alterações no tratamento. Em alguns casos, é agendada uma consulta de emergência para o paciente.
Desde o seu lançamento, em setembro de 2010, o Telemedicina tem trazido resultados significativos de melhora do estado de saúde dos pacientes.
Nos 12 primeiros meses do programa, o número de pacientes participantes que ficaram internados teve redução de 73%. O tempo médio de internação passou de seis para três dias. Entre os que procuraram atendimento no pronto-socorro do HSPE, a redução foi de 64%.
Fonte: Assessoria de Imprensa Iamspe





