Provavelmente, segundo o que se pôde apurar, os detentos teriam se aproveitado de uma oportunidade e passaram pela cozinha da unidade
Por volta de 01:30 desta quarta-feira (31), quatro presos que cumprem pena na unidade CPP de Mongaguá, na baixada santista, aproveitaram uma oportunidade e conseguiram se evadir do presídio, tomando rumo ignorado.
Por alguma razão ainda não apurada, os presos encontraram essa via e aconteceu a evasão.
Equipes da Polícia Militar que atuam na área foram rapidamente para o local assim que a evasão foi comunicada, viaturas da Polícia Penal, fizeram cerco para cumprir o perímetro, iniciando diligências no sentido de localizar e recapturar os detentos.
Após buscas pelo perímetro interno e externo, com apoio da polícia militar, não houve êxito na recaptura dos presos que se evadiram.
A SAP emitiu nota a respeito da evasão dos presos:
A Secretaria da Administração Penitenciária informa que hoje, 31/07, por volta da 1h30 da manhã, cinco reeducandos foram flagrados por Agentes Penitenciários do lado de fora de um dos pavilhões habitacionais do Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá.
Rapidamente, foi acionado o alarme e os custodiados se embrenharam na mata local, após escalar o alambrado que cerca a unidade. De imediato, a Polícia Militar foi acionada. Foram empreendidas buscas no entorno da unidade, até o momento sem sucesso.
Esclarecemos que os presos das unidades de regime semiaberto, como é o caso, podem trabalhar e estudar externamente, desde que tenham autorização judicial. Quando recapturados, os reeducandos regredirão ao regime fechado.
José Carlos de Oliveira – Kako