Os agentes paranaenses foram recebidos na sede estadual do sindppesp-SP, em Presidente Prudente, no início da manhã, pelo presidente Daniel Grandolfo, e outros diretores.
Após o café, os servidores conheceram as instalações da sede estadual e em seguida partiram para Presidente Bernardes para conhecerem o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Na sequência, a comitiva visita as penitenciárias automatizadas, masculina e feminina, de Tupi Paulista.
A visita foi autorizada pelo secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, e acompanhada pelo coordenador das unidades prisionais da Região Oeste, Roberto Medina.
De acordo com o Diretor Executivo do Sindarspen, José Roberto das Neves, o objetivo da visita é conhecer o sistema de automação das unidades de São Paulo e elaborar um projeto de parceria para propor ao governo do Estado do Paraná a automatização das 30 unidades prisionais.
No Estado de São Paulo, a automatização das unidades foi uma conquista do sindppesp-SP para a categoria dos agentes de segurança penitenciária (ASP). A automatização foi aprovada pelo secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, durante visita à sede estadual do sindicato em 7/12/2012. O processo de automatização teve início na Penitenciária “ASP Adriano Aparecido de Pieri” de Dracena, onde o projeto foi testado e aprovado, fazendo da unidade a primeira 100% automatizada no Estado.
O objetivo do sindppesp-SP ao propor a automatização para a SAP foi evitar o contato físico entre detentos e agentes penitenciários, evitando assim situações que resultam em agressões aos servidores. Os diversos casos de agressões contra ASPs nos últimos anos foram determinantes para que o sindppesp-SP solicitasse da SAP maior rapidez no processo de automatização de todas as unidades prisionais do Estado, com prioridade para aquelas onde ocorreram os casos de agressão.
