Carlos Vitolo
Assessor de imprensa do sindppesp-SP
imprensa@sindppesp.org.br
Conforme havia sido anunciado e publicado previamente, na noite de quinta-feira (21) a categoria se reuniu em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na sede do sindppesp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo) em Presidente Prudente.
A reunião teve início às 20h, em segunda chamada e foi aberta pelo presidente do sindppesp-SP, Cícero ?Sarnei? dos Santos. O diretor agradeceu a presença de todos e destacou a importância da AGE, que teve como objetivo discutir e buscar melhorias para a categoria, tendo em vista a análise da proposta de reajuste salarial apresentada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no último dia 14. Além do presidente Sarnei, a mesa diretora foi composta pelo diretor de Comunicação Daniel Grandolfo e pelo Secretário-geral Rozalvo José da Silva.
Antes do início das discussões, o secretário do sindppesp-SP expôs a real situação da proposta apresentada pelo governo, conforme o vídeo abaixo.
O diretor apresentou uma tabela, elaborada pelo mesmo, e que contém o cálculo detalhado do real reajuste que deveria ser concedido aos servidores penitenciários.
Na sequência, a palavra foi concedida a todos os presentes que desejaram expor suas opiniões e, após as argumentações, a Assembleia votou, aprovou e ratificou as deliberações do item três da pauta de reivindicação, que pede a ?incorporação de todas as gratificações ao salário base, para todos os servidores penitenciários?.
Conforme a decisão, ?a incorporação deve resultar da soma do salário base + 50% do ALE III + 15% oferecidos pelo governo?.
Ao final, a AGE decidiu que, após a apresentação oficial de um projeto do governo, com protocolo na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), uma nova Assembleia será convocada. A AGE será realizada no 5º dia útil após o protocolo do projeto na Alesp.
O fato se dá em virtude de que, na verdade, não há nada de oficial apresentado pelo governo, já que, nenhum projeto foi apresentado na Alesp e a categoria não tem conhecimento da minuta do projeto com os detalhes do reajuste proposto. O que existe são apenas reportagens divulgadas pelo governo e duas tabelas (ASP e AEVP) que nem mesmo contêm o timbre do Estado.
Conforme o delegado do sindppesp no CDP I de Pinheiros, André Luiz Fraga Kalil, ?o sindppesp está atento às propostas do governo e, como ainda não consta nada de oficial, o sindicato está se mobilizando para que, no momento em que o governo se manifestar oficialmente com a proposta, a categoria será convocada?, apontou.
Tão logo o governo apresente o projeto na Alesp, a categoria será convocada para a AGE no 5º dia útil após o protocolo.
Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do crédito do jornalista e da Instituição sindppesp-SP (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais).
