A operação da Força Nacional na região deve ser iniciada em data ainda não divulgada e tem prazo inicial de duração de 90 dias, podendo ser prorrogada, se necessário. O número de policiais e as ações a serem desenvolvidas obedecerão ao planejamento, realizado em conjunto com os entes envolvidos, e em consonância com os órgãos locais de segurança pública.
As equipes terão a tarefa de garantir a incolumidade das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública, nos locais em que se desenvolvem as obras, demarcações, serviços e demais atividades do MME. Essas ações de segurança pública têm como objetivo proporcionar condições à finalização das obras de implantação da referida linha de transmissão, considerada essencial ao desenvolvimento nacional.
Com extensão superior a 2 mil km essa linha de transmissão interceptará quatro estados – Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Ela tem início na subestação Xingu, localizada a aproximadamente 17 km da usina hidrelétrica Belo Monte, no município de Anapu (PA), seguindo até a subestação Estreito, localizada no município de Ibiraci (MG).
Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação federativa de auxílio à segurança pública em qualquer ponto do país. Atualmente, a Força desenvolve outras três operações no estado do Pará.
Fonte: MJ