A portaria que autoriza a continuidade da operação é assinada pelo ministro Torquato Jardim e foi publicada hoje no Diário da Oficial da União. No documento está prevista a atuação das equipes nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária, e perícia forense. O objetivo é reduzir o número de homicídios dolosos e combater a criminalidade organizada transnacional, em especial ao tráfico de drogas e de armas.
Esta última versão da operação teve início em 15 de maio deste ano, dentro do Plano Nacional de Segurança Pública, que recebe apoio de outras forças de segurança e de defesa. A Força Nacional realiza seguidas ações no Rio, desde dezembro de 2016, também a pedido do governo local.
Os profissionais disponibilizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) obedecem ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação. O prazo do apoio prestado pela FNSP poderá ser prorrogado, se necessário.
Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação federativa de auxílio à segurança pública em qualquer ponto do país.
Fonte: MJ