Mudanças na segurança pública não serão feitas sem participação da sociedade, afirma Tarso
O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou hoje (15) que as mudanças estruturais exigidas pelo novo paradigma da segurança pública no país não poderão ser feitas sem a participação da sociedade civil.
As declarações do ministro da Justiça foram dadas durante a solenidade de abertura da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública, que acontece até sexta-feira (17), no Clube Monte Libano, na zona sul da cidade e que tem o apoio do Ministério da Justiça.
O encontro vai reunir 700 pessoas de diversas cidades do estado, entre trabalhadores da área de segurança, gestores de segurança e representantes da sociedade civil, em torno do debate de propostas e diretrizes para a consolidação de uma política nacional de segurança.
Na avaliação do ministro Tarso Genro, além de serem mudanças ?abrigadas na lei?, terão que envolver também alterações nas organizações institucionais dos estados, municípios e da União numa relação nova de colaboração e que também terão que se dá do ponto de vista cultural.
?Por exemplo: a relação da comunidade com os órgãos de repressão terá que mudar. Os órgãos de policiamento do estado não podem mais se constituir em uma ameaça e sim uma presença tranquilizadora?.
Ainda segundo o ministro Tarso Genro, esta 1ª Conferencia Nacional de Segurança Publica que vai acontecer, em Brasília, no final de agosto, vai mudar o paradigma da segurança pública no país.
?Porque a questão da segurança pública hoje no Brasil não é uma questão só de mais ou menos segurança para os cidadãos, ela é mais do que isto: ela diz respeito à própria sobrevivência, estabilidade e confiança no regime democrático?.
A conferência que acontece no Rio de Janeiro será subdividida em sete grupos de discussão, que debaterão desde gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo; passando pelo financiamento e gestão da política pública de segurança; até a valorização profissional e otimização das condições de trabalho. No último dia do evento serão eleitos os 128 representantes do Rio para a conferência de outubro em Brasília.
Fonte: Agência Brasil
__________________
IMPRENSA sindppesp-SP
imprensa@sindppesp.org.br