(Com informações do TJSP)
O presidente do sindppesp-SP, Daniel Grandolfo, e o Secretário-Geral, Cícero Félix de Souza, participaram da inauguração da exposição “O Poder Judiciário e o Sistema Penitenciário: Um Panorama da Memória Institucional”.
O evento ocorreu no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), no Salão dos Passos Perdidos, Palácio da Justiça. A exposição integra a 10ª Semana de Museus, que é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Os diretores estiveram com o secretário de Estado da Administração Penitenciária de São Paulo, Lourival Gomes, que representou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Gomes destacou os laços existentes entre o Poder Judiciário e o sistema penitenciário. “É uma relação extremamente importante”, disse o secretário.
A exposição reúne processos históricos, fotos e até mesmo objetos produzidos por detentos, como a corda denominada “tereza”, utilizada para fugas, microondas de papelão e tampa de plástico e máquinas de tatuar.
Entre outras autoridades, estavam presentes: o desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, representando o presidente, desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori; desembargador José Renato Nalini, corregedor-geral da Justiça de São Paulo; desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro, presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP; desembargador Ruy Alberto Leme Cavalheiro, representando o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Serviço: O público pode visitar a mostra entre os dias 14 e 22 de maio, inclusive sábados e domingos, das 13h às 18h. O Salão dos Passos Perdidos, no Palácio da Justiça, está localizado na Praça da Sé – s/nº.






