Home Geral Secretário atende pedido do sindppesp e ASPs não passarão diariamente por scanners...

Secretário atende pedido do sindppesp e ASPs não passarão diariamente por scanners corporais para evitar exposição constante à radiação

0

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, atendeu a solicitação feita sindppesp-SP e os agentes de segurança penitenciária (ASP) não serão obrigados a passar diariamente pela inspeção nos scanners corporais, que serão instalados nas unidades prisionais do Estado.

O pedido do sindppesp-SP ao secretário foi feito levando em conta que os ASPs passariam ao menos quatro vezes ao dia pelos equipamentos de scanners, o que poderia provocar danos à saúde dos servidores.

Em atendimento ao sindppesp-SP, o secretário encaminhou ofício ao presidente Daniel Grandolfo, informando que os funcionários serão submetidos à inspeção de scanner corporal de forma aleatória e quando de fato houver necessidade que justifique a medida, e não continuamente. “Agradecemos ao secretário por entender nossa preocupação com a saúde dos agentes penitenciários e por ter atendido nossa solicitação”, disse Grandolfo.

Os scanners corporais serão instalados nas unidades prisionais após diversas solicitações do sindppesp-SP. Os equipamentos servirão para realizar as revistas nos visitantes das unidades prisionais, gerando imagens que irão identificar materiais ilícitos, como por exemplo, drogas, armas, celulares e outros.

De acordo com publicação do Diário Oficial, no total, serão beneficiadas 126 unidades prisionais e 165 scanners locados. Serão instalados 39 scanners na Coordenadoria da Região Metropolitana de São Paulo, 33 Região Central, 38 na Noroeste, 34 na Croeste e 21 no Vale do Paraíba e Litoral.

A empresa contratada deverá fornecer treinamento para até dez funcionários, com duração mínima de dois dias, nas unidades prisionais onde forem instalados os equipamentos. Os funcionários deverão atuar como multiplicadores do conhecimento adquirido e o treinamento incluirá conteúdo teórico e prático.

De acordo com os requisitos gerais exigidos pela publicação da SAP no Diário Oficial, todos os equipamentos fornecidos deverão ser novos, sem uso anterior, e deverão ser instalados e configurados pela contratada na unidade prisional. Segundo as normas publicadas pela SAP, o equipamento deverá escanear todo o corpo do indivíduo, externa e internamente, inclusive membros artificiais, do alto da cabeça até abaixo do solado do calçado, possibilitando visualizar inclusive o interior das cavidades. Não serão aceitas tecnologias alternativas.

Após anos de luta e insistentes solicitações do sindppesp-SP, a instalação dos scanners corporais irá garantir a segurança das unidades e dos agentes penitenciários. Essa é mais uma conquista do sindppesp-SP para a categoria.

Sem comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile