Diretores do sindppesp-SP participaram nesta sexta-feira (12) da cerimônia de entrega dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) I e II de Pacaembu, com a presença do secretário de Estado da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo. As unidades foram entregues totalmente automatizadas e com equipamentos de segurança, como raio-x, detector de metal e escâner corporal.
A inauguração dos CDPs ocorreu oficialmente ontem, em Presidente Prudente, na sede do 8º Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), com as presenças do governador João Doria Junior (PSDB) e do secretário.
Depen participa da entrega dos CDPs; Criador da automatização fará palestra em Brasília para início da automatização da penitenciária federal
Quem também esteve presente foi o agente de segurança penitenciária (ASP), criador do projeto de automatização, que é diretor de Núcleo de Trabalho da Penitenciária 1 de Presidente Bernardes, Marcos Antônio de Santana (Marquinhos), filiado do sindppesp-SP.
O ASP Marquinhos será auxiliado por Clayton Oliveira de Souza e Sander Shiguematsu, da Croeste, que farão orientações sobre a parte administrativa do processo de automatização.
O Depen deverá usar nas penitenciárias federais os mesmos moldes do processo de automatização das unidades prisionais de São Paulo, que foi uma conquista do sindppesp-SP para a categoria.
Marquinhos disse à reportagem do sindppesp-SP que visitará a Penitenciária Federal de Brasília para avaliar o prédio e fazer as devidas adequações para início da automatização da unidade.