A reunião ocorreu no escritório político do deputado e o sindicato foi representado pelo diretor da sede da Capital, Leandro Laba. O parlamentar se comprometeu em apoiar e buscar apoio para a aprovação da emenda constitucional.
De autoria do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a emenda tramitou no Senado como PEC14/2016, sendo aprovada na Casa em 2017 e em seguida deu entrada na Câmara como PEC 372/2017. No Senado, a emenda foi aprovada por unanimidade, com 62 votos a favor, zero contra e zero abstenções.
Caso a PEC seja aprovada, com a criação da Polícia Penal, os agentes penitenciários passarão a ter os mesmos direitos da carreira policial, já que a proposta prevê a constitucionalização da categoria transformando os agentes penitenciários em policiais penais. A emenda inclui automaticamente os policiais penais no artigo 144 da Constituição, com todos os direitos previstos na carreira policial.
Com a aprovação da emenda, os agentes ganham o reconhecimento e a legitimidade constitucional para exercerem a função. Atualmente, a categoria não é reconhecida pela Constituição como são as demais instituições de segurança pública.
