De acordo com o presidente do sindppesp-SP, Valdir Branquinho, o sindicato tem sido procurado constantemente pelos ASPs pedindo esclarecimento sobre a responsabilidade e obrigação da realização da escolta. O documento enviado ao secretário aponta que a lista de cada unidade deverá ser fixada com acesso a todos e por fim, acabar com as dúvidas e discussões sobre o assunto.
O ofício enviado ao secretário destaca que a “solicitação se justifica, considerando as dúvidas de parte dos servidores sobre a informação clara em relação à responsabilidade da realização da escolta de presos pelos agentes de segurança penitenciária (ASPs). Assim, com as listas fixadas em cada unidade prisional, com nomes dos agentes penitenciários e assinatura, dispostos a realizar a escolta de presos, acabariam com as dúvidas e discussões geradas em torno do tema”, descreve o documento.
Em novembro do ano passado, o sindppesp-SP encaminhou um outro ofício ao secretário solicitando informações sobre a realização da escolta de presos, em virtude das dúvidas e polêmicas sobre a realização de escolta pelos agentes penitenciários.
